Chuva deixa alagamento em diversos pontos de Salvador

Mais uma vez a chuva que assolou Salvador causou transtornos aos moradores da capital baiana. Na tarde desta quinta-feira (9), alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade, inclusive, as buscas pelo homem que caiu em um bueiro ao tentar resgatar um cachorro tiveram que ser suspensas nesta quinta.

Conforme boletim da Defesal Civil de Salvador (Codesal), até às 13h40 de hoje, 12 ocorrências foram registradas, entre elas alagamento de imóvel, infiltração, ameaça de desabamento e deslizamento de terra. Além disso, os bairros da Federação, Centro, Brotas e Engenho Velho de Brotas eram os que registravam o maior acúmulo de chuva nas últimas seis horas.

Alagamentos pela cidade

A região da Estação da Lapa registrou um carro parcialmente submerso após o alagamento da rua.

Já na Avenida Garilbaldi, o acúmulo de água impediu a passagem de veículos por duas vias do local. Até às 13h30, o trânsito ainda estava congestionado.

O Horto Florestal também registrou alagamento e o trânsito ficou lento pela região.

Impacto no interior

Nesta quinta (9), o Governo da Bahia anunciou a criação de uma força-tarefa para ajudar as cidades do extremo sul do estado, que é a região mais impactada pelas chuvas. Com isso, as cidades receberão o apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec).

O poder público estima que mais de mil pessoas foram afetadas pela enchente e precisaram sair de suas casas, por causa dos riscos de desabamento. A prefeitura disponibilizou locais para receber os desabrigados: Escola Estadual, Creche Municipal, Secretaria de Educação e Auditório Municipal.

Em Itamaraju, três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.

Foto: Redes sociais