O chocolate do Sul da Bahia será uma das atrações do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha), principal evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, que acontece de 14 a 16 de março, no São Paulo Expo. De Ilhéus, os proprietários das marcas República do Cacau e Mestiço Chocolates, José Brandt e Rogério Kameir, respectivamente, estarão entre os 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. O evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas durante os três dias.
Os representantes sulbaianos levam na bagagem a expertise dos produtos originados da região, carregados de histórias, tradições e cultura local, com destaque para a valorização do ciclo produtivo da principal matéria-prima, o cacau. “O fruto do ouro”, como é conhecido, vive um novo momento na região, pois teve a sua qualidade reconhecida, recentemente, com o título de Indicação Geográfica (IG) na espécie de Indicação de Procedência (IP).
Com esse ingrediente a mais, os empresários ganharam perspectivas de ampliar mercado no evento internacional. “É uma oportunidade que o Sul da Bahia tem de estar em contato com os chefs do Brasil e de várias partes do mundo, além de grandes redes de restaurantes e de hotéis”, destaca Brandt. “Enfim, é um evento que aproxima muito e que permite esse diálogo a partir desse produto especial [chocolate], que pouco a pouco está tendo visibilidade crescente e marcando uma posição muito positiva para o Sul da Bahia”, completa.
Há dois anos, José Brandt investe na fabricação de chocolate a partir da utilização de amêndoas selecionadas, com elevado índice de fermentação – superior a 60%. Entre as novidades, o empresário estará apresentando no evento chocolates de 85 gramas nas versões 56% ao leite e 60%, 70% e 80% sem lactose. Nas embalagens, os produtos ganham identidade e história, a partir da ilustração de fotos que remontam à trajetória da lavoura cacaueira.
Com o mesmo desejo de fechar bons negócios em São Paulo, Rogério Kameir e sua esposa, Claudia Gamba, estarão apresentando, entre outras novidades, o chocolate branco com 35% de cacau, produzido com a manteiga de cacau, oriunda da produção familiar em Itacaré. “Ao todo, são oito receitas, sendo duas ao leite, três com variedades de cacau, uma com flor de sal e uma com chocolate 65% com nibs”, adianta o produtor.
A outra novidade é o chocolate 62%, com a adição de café, que ganhou um prêmio nos Estados Unidos. Segundo Kamier, o diferencial dos produtos está no processo produtivo, que vai desde o cultivo do fruto do cacau através do Sistema Cabruca – à sombra de árvores nativas, na fazenda Bonança, em Itacaré – até a fabricação do próprio chocolate.
Sebrae terá espaço no evento
No evento, representantes baianos apoiados pelo Sebrae ficarão instalados no espaço conhecido como Terroir Sebrae, uma oportunidade para que os produtos, de diversos estados do Brasil, sejam apresentados aos chefs e compradores do mercado, ressaltou a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes. O espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, no evento francês. “Ao participar do Sirha, o produtor percebe a necessidade de aprimoramento na apresentação do produto e de sua empresa, o que os motiva a investir em tecnologia e inovação, em busca da ampliação do seu potencial competitivo, nesse nicho de mercado”, afirma.
No Espaço Terroir, além de exposição, degustação e venda dos produtos diferenciados, o Sebrae contará com o Lounge do Conhecimento, onde serão realizadas palestras, aulas-show, harmonizações entre os produtos presentes na feira, além de painéis com debates sobre produtos artesanais, origem e certificações diversas, dentre outros temas. Outro destaque na programação será a rodada de negócios, que acontecerá nas manhãs dos dias 15 e 16, com o objetivo de aproximar os empresários dos produtores rurais que estarão presentes ao evento, e os possíveis compradores.
Sirha em números
A segunda edição do Sirha no Brasil, em 2016, foi um evento muito bem-sucedido, que contou com 222 expositores e marcas, e registrou aumento de 9,5% do público presente em relação ao ano anterior, ao lado da satisfação dos expositores e visitantes. Na próxima edição, são esperadas 250 marcas expositoras e 15 mil visitantes, um público formado por tomadores de decisão e formadores de opinião em compras (gerentes, diretores de A&B, compradores, chefs).