UFC

Chocolate: culinária de Itacaré é destaque em feira agropecuária

A culinária e a agricultura familiar de Itacaré foram destaques na primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que abrigou a VII Feira Baiana da Agricultura Familiar Economia Solidária e Reforma Agrária (VII Febafes) e a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), em Salvador. Os chefes de cozinha itacareenses Leleco Maia e Marly Catarino deram um verdadeiro show, não somente pelo sabor e o requinte dos pratos, mas também pela utilização de produtos da agricultura familiar.

Na sua aula-show, Leleco Maia apresentou um risoto de maxixe com picles de chuchu, peixe grelhado e molho de ouriço. Já a chefa Marly Catarino, ensinando passo a passo como fazer sorvete de graviola em copo de chocolate e nibs. Os dois itacareenses fizeram parte do Festival Sabores de Itacaré e mostraram um pouco da culinária regional e da gastronomia local a partir da agricultura familiar. Junto com os chefes, também estiveram o secretário de Turismo da Prefeitura de Itacaré, Júlio Oliveira, e os técnicos da secretaria, que divulgaram as potencialidades turísticas da cidade.

O Bahia Rural Contemporânea terminou dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, e reuniu cerca de 150 expositores e mais de 3 mil produtos de cooperativas e associações de todo o estado. Toda a diversidade e riqueza produtiva e cultural dos Territórios de Identidade da Bahia marcaram presença no evento.

Visitantes puderam degustar, comprar e conhecer produtos como cerveja de umbu, licuri caramelizado, linguiça de tilápia, além de novidades como chocolates especiais, geleia de maracujá do mato, barrinhas de cereais com sabores exóticos, massas prontas para bolos, néctar de frutas, morangos in natura, entre outros.

Outro destaque foi o Quiosque Chocolates da Bahia, que comercializou mais de 20 marcas de chocolates de origem da região cacaueira do estado.

Veja também