CARNAVAL 2024

Casa Branca diz que não apoia ataques da Ucrânia em território russo

Porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre © Thomson Reuters

WASHINGTON (Reuters) – A Casa Branca disse que não apoia ataques feitos pela Ucrânia dentro do território russo, depois que dois drones ucranianos danificaram edifícios em Moscou na manhã desta segunda-feira.

“De modo geral, não apoiamos ataques dentro da Rússia”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a jornalistas em uma coletiva de imprensa.

A Rússia prometeu tomar duras medidas de retaliação contra a Ucrânia, chamando os dois ataques de drones, um deles perto da sede do Ministério da Defesa, um ato descarado de terror.

“Esta é uma guerra que a Rússia começou. Esta é a guerra deles”, disse Jean-Pierre. “E eles podem acabar com isso a qualquer momento, retirando forças da Ucrânia, em vez de promover ataques brutais contra civis.”

Ninguém ficou ferido no ataque em Moscou — o mais importante desse tipo desde que dois drones atingiram o Kremlin em maio.

Um dos drones atingiu um local próximo ao quartel-general de Defesa da Rússia, em um golpe simbólico que destacou o alcance dos drones, e um alto funcionário ucraniano disse que haveria mais ataques.

Enquanto isso, Kiev disse na segunda-feira que um ataque de drone russo destruiu armazéns de grãos ucranianos no rio Danúbio e feriu sete pessoas.

(Reportagem de Jeff Mason em Washington)

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA