GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Carletto quer diversificação da oferta de cursos superiores pelas instituições federais de educação superior do Sul da Bahia

Sempre atuante e atento às necessidades do setor da educação, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou uma Indicação para sugerir a diversificação da oferta de cursos superiores pelas instituições federais de educação superior instaladas no Sul do Estado da Bahia. O parlamentar salientou que, mesmo com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e com campi do Instituto Federal da Bahia na região, muitas localidades dessa área carecem de oferta diversificada de cursos superiores.

A UFSB está presente nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, porém, de acordo com o deputado, a oferta dos cursos de graduação não está geograficamente bem distribuída. “Por exemplo, no campus da universidade em Porto Seguro, estão sediados os Centros de Formação em Artes e em Ciências Humanas e Sociais. Já os cursos da área da Saúde, estão no Centro de Ciências da Saúde, sediado em Teixeira de Freitas. As distâncias no Sul do estado não são pequenas. Para muitos estudantes, é impossível o deslocamento para cursar uma formação que só é oferecida a muitos quilômetros de distância”, enfatizou.

O objetivo de Ronaldo Carletto com a Indicação é que haja maior diversidade de oferta de cursos, especialmente nos municípios situados no entorno de Porto Seguro, hoje concentrada nas áreas artística e de humanas. “Uma alternativa é a instalação de um novo campus da UFSB em Eunápolis ou a ampliação da oferta de cursos pelo campus do IFBA, já existente nesse município”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Ascom deputado federal Ronaldo Carletto (PP)

Programa Estado Solidário