CARNAVAL 2024

Caravana Federativa é encerrada na Bahia com participação de municípios

Nesta sexta-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues participou do encerramento da Caravana Federativa, na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), acompanhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. A Bahia foi escolhida para sediar a primeira edição do evento realizado pelo Governo Federal, com apoio do Governo do Estado, desde quinta-feira (24), a Caravana possibilitou o contato de mais de 300 representantes de prefeituras baianas com 34 Ministérios da União. O evento contou com painéis, oficinas e workshops que abordaram tópicos cruciais para o desenvolvimento do Estado, como Economia, Habitação, Segurança e Saúde.

De acordo com Jerônimo Rodrigues, os prefeitos baianos souberam aproveitar as oportunidades e os conhecimentos oferecidos na Caravana. “Foram muito maduras as discussões que participei sobre as respostas e encaminhamentos que os ministérios deram e planejaram com os municípios e com as secretarias de Estado. Ontem, na abertura e durante a noite, foram oportunizadas discussões que podem ser abordadas daqui para diante, como o fundo de participação, o INSS, por exemplo”, pontuou o governador.

No âmbito federal, uma gama abrangente de serviços foi disponibilizada, abarcando temas como Cidadania Fiscal, Soluções Caixa para Cidades e Estados, Programa Minha Casa, Minha Vida, Fomento Florestal, Agenda Ambiental na Administração Pública e Soluções de Gestão e Governo Digital para prefeituras, entre muitos outros. A coordenação da Caravana Federativa foi realizada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin).

Conforme o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o evento tem a prerrogativa de aproximar o Governo Federal dos municípios, inclusive com ações dos escritórios regionais da Caixa Econômica, que devem ser reimplantados. “Voltaremos aqui, estava conversando com o governador Jerônimo, para fazer o lançamento do PAC em um evento como esse, em setembro. A ideia é que a gente abra inscrições de programas nas áreas de saúde, educação, ações e infraestrutura nas cidades para que os municípios possam credenciar suas propostas para participar da seleção”. Ainda de acordo com Rui, o Novo PAC vai selecionar cerca de R$ 140 bilhões para atender diversos pleitos municipais.

O secretário Especial de Assuntos Federativos da SRI, André Ceciliano, fez um balanço dos resultados obtidos com as atividades. “Tivemos cerca de 330 prefeitos aqui nesses dois dias, mais de 3,3 mil pessoas passaram aqui. Oferecemos aqui o mesmo atendimento que é feito em Brasília, resolvendo problemas de convênios, tirando dúvidas e avançando nos programas. A Bahia está de parabéns, não apenas por sediar a Caravana tão bem, mas por aproveitar bem o evento, com excelente participação dos municípios”.

Programação

A programação desta sexta-feira contou com apresentações e orientações para a implementação de ações de gestão e acesso aos programas governamentais. Pela manhã, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia foi representada pelo superintendente de Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO), coronel Marcos Oliveira, em um painel sobre o Projeto Câmera Interativa. O projeto, intitulado ‘Braços Dados com a Sociedade para Ampliar a Videovigilância de Segurança Pública na Bahia’, utiliza a tecnologia LTE e câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, já vigente em algumas cidades do estado.

Repórter: Tácio Santos

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA