Por Claudemir Zafalon – março de 2022
Apesar das interferências econômicas do conflito Rússia x Ucrânia, o cacau segue operando nos níveis médios dos últimos 60 dd.
Surpreendentemente o cacau tem conseguido lidar muito bem com problemas de demanda de curto prazo. Desde os estágios iniciais da pandemia COVID há mais de 2 anos e novamente agora, foi surpresa, conseguindo se manter, mesmo diante da atual crise política que estamos atravessando.
A cada dia, estamos mais perto de uma solução para o conflito na Ucrânia, fato esse, que colaborou ontem na recuperação das bolsas de valores na Europa, com isso, observa-se uma melhor expectativa de demanda de curto prazo.
Existe um consenso, para essa temporada, onde a produção africana, ficará abaixo do total da temporada passada e isso tem ajudado o preço do cacau. A ICCO estimou a safra 21/22 de Gana 822 mil/tons, comparado com 1.047 milhões em 20/21.
Embora um pouco melhor, o sentimento de aversão ao risco global permanece frágil e pode sofrer uma mudança negativa a qualquer momento.
Fonte: mercadodocacau