Butantan vai produzir vacina atualizada contra gripe H3N2 em janeiro

Seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Instituto Butantan se prepara para iniciar a produção de uma nova versão da vacina contra influenza atualizada para proteger a população contra a variante H3N2, chamada por alguns especialistas de “Darwin”. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

A nova cepa da gripe é apontada como a responsável pelos surtos de gripe na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia.

A produção dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) está prevista para janeiro de 2022 e que os imunizantes fiquem prontos em março, dentro do prazo estabelecido para o início da campanha de vacinação da gripe no país.

“O Butantan já está preparando os bancos virais para a atualização do imunizante e, em janeiro, inicia-se a produção dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da vacina contra a Influenza”, informou o Instituto.

A vacina da gripe é atualizada anualmente, acompanhando as mutações das três cepas do vírus da gripe – a H1N1 e H3N2, do vírus influenza A, e a cepa B Victoria, do influenza B – identificadas no ano anterior.