CARNAVAL 2024

Brasil tem recorde histórico na exportação de carne de frango em 2023

Pela primeira vez, o Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de toneladas exportadas em um ano

Foto: reprodução/TV Globo

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta segunda-feira (8), mostram que as exportações de carne de frango do Brasil bateram recorde em 2023. No ano passado, foram 5,14 milhões de toneladas de carne de frango exportadas pelo país, que é o maior exportador do mundo.

O número inclui todos os tipos de produtos, in natura ou processados. Em termos de receita, houve um crescimento de 0,4% em relação a 2022, atingindo um novo recorde: US$ 9,79 bilhões em um período de 12 meses.

“Apesar dos desafios do ano, incluindo um cenário com variações acentuadas de mercados e de custos de produção, o resultado é altamente positivo e confirma as projeções traçadas pela ABPA para o ano, ao mesmo tempo em que indica a tendência de exportações que deveremos observar ao longo de 2024”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.

“Os resultados obtidos pelas exportações atestam a confiança do mundo no trabalho de excelência em biosseguridade executado pelas empresas do setor, com o apoio do Ministério da Agricultura, o que permitiu ao país continuar livre de Influenza Aviária”, completou Santin.

Dezembro positivo – Pela primeira vez, o Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de toneladas exportadas em um ano. O desempenho foi puxado pelo bom resultado de dezembro, com 467,2 mil toneladas de carne de frango exportadas (alta anual de 20,9%).

Dezembro registrou o segundo maior volume embarcado em um único mês desde o início da série histórica, atrás apenas de março de 2023 (514,6 mil toneladas). A receita gerada pelas exportações no último mês do ano passado foi de R$ 818,9 milhões, alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2022.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA