NOVA BAHIA 2024

Brasil exporta 50 bilhões de dólares em 4 meses

O estado de Mato Grosso é responsável por 21,4% dos embarque

O mercado internacional gerou uma receita de exportações de U$ 50,6 bilhões de janeiro a abril, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mais uma vez, Mato Grosso sai na dianteira, respondendo por 21,4% das exportações neste período, seguido por São Paulo (15,3%), Paraná (10,81%), Rio Grande do Sul (9,17%) e Minas Gerais (8,58%).

O aumento na quantidade exportada de milho (+6,05 milhões de toneladas) e soja em grãos (+1,05 milhão de toneladas) foi o que mais contribuiu para a expansão.

O agronegócio representou quase metade das vendas externas totais do Brasil em 2023, com participação de 49%. No ano anterior o share do agronegócio na pauta exportadora brasileira foi de 47,7%. A exportações totais registraram crescimento de 1,6%, como resultado do crescimento do agronegócio, uma vez que os demais setores tiveram queda de 0,8% no período.

As exportações do complexo soja (grão, farelo e óleo), carne de frango e suína, milho, celulose e etanol foram recordes no quadrimestre.

A tendência é de beneficiar os produtos exportados e dessa forma trazer uma significativa contribuição à balança comercial.

Mais exportações

Mesmo na liderança das exportações, Mato Grosso busca fortalecer os laços com um dos principais compradores dos grãos e da proteína animal produzida no Estado.

Em uma missão na China nesta semana, o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (César Miranda) buscam abrir novos mercados e discutir novos projetos com empresas e o governo chinês.

Em rodadas de conversas nesta segunda-feira (15), foram abordados temas como a promoção de projetos estratégicos, troca de informações sobre projetos e iniciativas voltados a sustentabilidade da cadeia da carne na China entre outros assuntos.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA