UFC 213

Brasil encara o Japão em Lille e Tite quer atuação de excelência

Para essa primeira partida, Tite fez seis mudanças no time considerado titular.

Passados os jogos oficiais pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira agora concentra sua energia nos amistosos que terá até o Mundial da Rússia. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (10), às 9h (horário de Salvador), diante do Japão, na cidade francesa de Lille.

A ordem do técnico Tite é encarar a partida com a maior seriedade possível, afinal, esta é uma ótima oportunidade para simular o que se encontrará em 2018. Depois dos japoneses, o Brasil enfrentará a Inglaterra, na terça-feira. “Terminei com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial”, afirmou Tite, referindo-se a recado que passou para os jogadores no treino de quarta (9).

O Japão, apesar da pouca tradição no cenário internacional, mostrou evolução nos últimos anos. Nas Eliminatórias Asiáticas, em 18 partidas disputadas, conseguiu 13 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, com 44 gols feitos e sete sofridos.

Segundo Tite, a movimentação dos japoneses sempre é um fator preocupante dentro de campo. “Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração, jogo apoiado, muita triangulação. Características bem diferentes”, explicou o treinador.

Por fim, o técnico brasileiro falou sobre o que espera dos jogadores e fez questão de lembrar uma frase do companheiro de profissão Marcelo Bielsa. “É preparação, não gosto de adjetivar teste. É uma nova etapa de preparação. O Bielsa fala uma frase que eu comungo: “Valorizo mais o merecido que o conseguido”. O desempenho nesta fase da preparação é fundamental. O desempenho de excelência é minha exigência nesta nova etapa”, deu o recado.

MUDANÇAS
Para essa primeira partida, Tite fez seis mudanças no time considerado titular. Danilo, Thiago Silva, Jemerson, Fernandinho, Giuliano e Willian entram nas vagas de Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Paulinho, Renato Augusto e Coutinho. Mesmo com tantas mudanças, o esquema tático é o mesmo, formado no tradicional 4-1-4-1.

 

Veja também