Barragem transborda e ameaça romper em Vitória da Conquista

As fortes chuvas no sul da Bahia preocupam os moradores da região e o poder público. Após o rompimento da barragem do Quati, em Vitória da Conquista, agora outra barragem próxima à Serra do Marçal, conhecida como barragem Nilo Coelho, está transbordando e pode romper.

O cenário no local preocupa, perto da zona rural da cidade e também da BA-263. O rompimento impacta ainda na cidade de Itambé, onde desemboca o Rio Verruga, que já sofre com alagamento.

O volume de água cresceu não somente com as chuvas, mas foi intensificada justamente pelo rompimento da barragem do Quati.

No momento, a situação no local é monitorada pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura, e pela Prefeitura.

Na manhã deste sábado (25), feriado de Natal, o governador Rui Costa (PT) anunciou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus.

O objetivo é otimizar os esforços no sentido de ajudar as cidades que sofrem com fortes chuvas nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul. Ao menos 19 cidades estão sendo atingidas. Rui reuniu secretários, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros com o objetivo de agilizar as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais.

A BR-415, a mais importante via que conecta Ilhéus à Vitória da Conquista, tem diversos pontos já interditados que complicam o transporte entre os municípios.