GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Bahia vai receber mais 280 mil doses da Oxford-AstraZeneca nesta sexta

Após mais de uma semana sem receber novas doses de vacinas contra a Covid-19, a Bahia receberá durante a madrugada desta sexta-feira, 16, mais 280.750 doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas através das redes sociais.

“Chegada de vacina = esperança! Amanhã, 0h40, receberemos 280.750 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, para ampliação da vacinação em todo estado!”, pubicou o secretário.

A última remessa de vacinas a chegar ao estado faz uma semana, quando 111.150 mil doses do imunizante da Pfizer/BioNTech e 61.800 doses da Coronavac foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

A baixa quantidade de vacinas fez com que Salvador estagnasse na sua estratégia de vacinar o público por faixa etária entre aqueles que tem 40 anos desde o domingo, 11. Durante a semana, a capital baiana limitou a aplicação de primeira dose, mas seguiu normalmente com a imunização com a dose complementar.

O secratário de Saúde de Salvador, Leó Prates, afirmou nesta quinta-feira, 15, que por um erro no cálculo de distribuição de doses das vacinas pelo Ministério da Saúde, a capital baiana deixou de receber 400 mil doses da vacina contra a Covid-19.

“Vamos cobrar o Ministério para que Salvador receba as doses que deixaram de ser enviadas, e estão travando a evolução da imunização da nossa população, espero que o Governo Federal compreenda a importância de reparar esse erro com urgência”, disse Prates.

Salvador é a quarta capital que menos recebeu doses para aplicação de primeira dose, recebendo o sufuciente apenas para imunizar 55% do público-alvo. Em contrapartida, outras cidades, como Vitória (88,6%), São Luís (88,1%) e Manaus (83,7%) foram as capitais que mais receberam doses.