Bahia tem 89 cidades sem casos de Covid-19 há 15 dias

Quarenta cidades baianas não detectaram nenhum novo caso de Covid em setembro | Foto: Peter Illiciev I Fiocruz

Em meio ao avanço da vacinação e desaceleração da pandemia, 89 municípios baianos não tiveram novos casos confirmados de Covid-19 pelo menos nos últimos 15 dias, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Isso representa 21% das cidades da Bahia.

No início de setembro, eram 54 os municípios sem novos casos há pelo menos 15 dias, o equivalente a 13% das cidades baianas.

Um grupo de 40 cidades baianas – ou seja, 10% dos municípios do estado – tem ainda mais motivos para comemorar: passaram todo o mês de setembro sem nenhum novo caso notificado de Covid.

Três municípios não registram casos de Covid há mais de dois meses. São eles: Nova Itarana, Catolândia e Itaquara, com 70 , 65 e 62 dias sem infecções notificadas, respectivamente.

Para o infectologista Robson Reis, a evolução dos números evidencia “na prática” a eficácia das vacinas. “Sem dúvida, a resposta principal é a vacinação. Não parece que houve um aumento de conscientização da população. Algumas pessoas passaram a adotar precauções, mas dificilmente a gente vai encontrar uma mudança de postura no geral”, afirma.

Porém, é importante ressaltar que, das 50 maiores cidades do estado, somente Casa Nova está presente no grupo que não registrou nenhum novo caso da doença nas últimas duas semanas. São, portanto, municípios médios e, em sua maioria, pequenos.

Nos últimos dias, o governo do Estado tem demonstrado preocupação com a interrupção na queda de casos ativos e uma leve alta. Recentemente, os casos ativos subiram de 2 mil para 2,7 mil. A última atualização da Sesab aponta 2.588 casos ativos. Em março, o estado registrava mais de 21 mil casos ativos.

Durante a semana, o governador Rui Costa afirmou que a presença de público nos estádios só será autorizada se o número de casos ativos voltar a cair – e com a exigência de comprovar o esquema vacinal completo. Ele também disse não ser um “entusiasta” da realização do Réveillon na capital.

“As pessoas entraram em clima de ‘oba-oba’, programando festas, como se a pandemia tivesse acabado, mas não acabou! Estou preocupado com esse comportamento da população. Ainda não domamos o vírus e os cuidados precisam permanecer”, alertou, no Twitter.

Óbitos – Nos últimos sete dias, segundo a Sesab, 401 municípios baianos não registraram óbitos por Covid, o equivalente a 96% das cidades do estado. Das 10 maiores cidades do estado, quatro integram esse grupo: Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus e Barreiras.

No recorte dos 20 maiores municípios, juntam-se a este grupo Jequié, Alagoinhas, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães e Candeias.

Desde o início da pandemia, o número total de mortes por Covid-19 na Bahia é de 26.866, representando uma letalidade de 2,18%. Entre os óbitos, 55,73% ocorreram no gênero masculino e 44,27% no gênero feminino.

Programa Estado Solidário