Segundo pesquisa, 42% das opiniões escolheriam um candidato indicado pelo ex-presidente e 29% votariam em alguém indicado pelo governador da Bahia
A pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (24), indicou que o ex-presidente Lula e o governador Rui Costa, ambos do PT, são capazes de influenciar na maioria dos votos da Bahia.
Contratada pela Rádio Metrópole, o levantamento apontou que 42% das opiniões escolheriam um candidato indicado por Lula. Já 21% afirmaram que talvez votem no nome apontado pelo ex-presidente. Já a porcentagem de eleitores que não votariam no candidato de Lula é 34%.
Sobre a influência de Rui Costa, 29% votariam em alguém indicado pelo governador. Enquanto 26%, talvez, votariam no candidato sugerido por Rui, e 40% rejeitam qualquer apontado pelo governador.
Em contrapartida, ainda na pesquisa, 68% não votam em um nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ainda segundo a Datafolha, a União Brasil influencia em 8% do eleitorado do estado. O levantamento também assinala que o prefeito da cidade pode induzir 31% dos eleitores do município.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa ouviu 1008 eleitores, de 63 municípios, e foi realizada entre os dias 22 e 24 de agosto. A pesquisa está registrada no TSE [Tribunal Superior Eleitoral] como BA-01548/2022 e BR-05675/2022.