NOVA BAHIA 2024

Aumento da Covid-19 é observado em 22 estados e DF, alerta Fiocruz

Boletim InfoGripe destaca necessidade de vacinação contra o coronavírus e uso de máscaras

Transeuntes de máscara no Distrito Federal Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma semana, subiu de 20 para 23 o número de unidades federativas no Brasil com crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o novo boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (8).

O levantamento mostra que continua o avanço da Covid-19 em todas as faixas etárias, especialmente entre adultos.

Na lista de aumento das infecções a longo prazo estão Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Segundo a Fiocruz, no caso do Rio de Janeiro e em São Paulo, a curva de crescimento diminui e indica a formação de um platô. Já em estados do Norte, há um menor impacto nos registros de internações por problemas respiratórios.

O novo InfoGripe tem como base a semana epidemiológica entre 27 de novembro e 3 de dezembro, com os casos contabilizados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até 5 de dezembro.

O avanço do coronavírus se mostra também na concentração de pacientes com SRAG. A Covid-19 passou de 71,3% para 76,7% dos casos confirmados nas últimas quatro semanas.

Além disso, influenza A representou 2,8% dos pacientes; influenza B, 0,1%; e vírus sincicial respiratório, 9,5%. Este último é observado em crianças, especialmente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Diante desse cenário, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca a importância de medidas de prevenção, especialmente a vacinação contra o coronavírus e o uso de máscaras.

“É importante manter os cuidados porque estamos entrando no período em que a gente aumenta a nossa exposição com as celebrações de fim de ano”, orienta.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA