GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Atleta mateense é revelação nacional no jiu-jitsu e recebe homenagem da câmara de São Mateus

A jovem atleta mateense, faixa roxa de jiu-jitsu, Thays Flávia Rodrigues Scamparle, recebeu da Câmara nesta terça-feira (29), Voto de Congratulação e Louvor, pelos relevantes serviços prestados ao esporte, representando o Município de São Mateus dentro e fora do país.

Proposta inicialmente apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Fundão, a Moção nº 062/2021 foi aberta à assinatura dos demais parlamentares, obtendo a anuência de todos.

Thays recebeu o certificado das mãos dos vereadores, acompanhada do seu treinador, o professor de educação física Múcio Soares Maia.

Na tribuna, ele pediu incentivo do poder público para a participação da atleta, no segundo semestre, no mundial de jiu-jitsu no Rio de Janeiro e também nos Estados Unidos.

“As competições geram muito custo e a gente precisa de apoio. O sonho dela é viver do esporte. Vai ser uma grande atleta e vai dar bastante alegria e notoriedade ao nosso município”, disse o professor.

“Sou atleta de jiu-jitsu há cinco anos e sonho em poder estar lutando o mundial e grandes competições dentro e fora do país” afirmou Thays.

“Nós nos orgulhamos de direcionar esta simples, mas representativa homenagem, a esta pessoa que na sua trajetória de vida profissional procede com muita competência, dedicação, determinação aliada à coragem, ao espírito esportivo e à paixão pela vida, fazendo desta atleta um exemplo a ser seguido. São essas as razões que nos conduziram a propor a presente Moção de Congratulação e Louvor, como forma de reconhecimento por toda dedicação dispensada a arte marcial (jiu-jitsu) na representação deste Município no Brasil e no exterior”, justificou Paulo Fundão, que se comprometeu em dialogar com a secretaria municipal de esportes sobre a viabilidade de apoio total do Município à participação da atleta no mundial, pedindo ao vice-presidente, vereador Kacio Mendes, ex-jogador de futebol, que interceda junto ao titular da pasta.

“Fizemos aqui, nesta Casa de Leis, uma indicação ao Poder Executivo para que possa ter um projeto de lei de criação de um fundo do esporte municipal para que não só a Thays, mas todos os atletas de alto rendimento tenham esse apoio para poder arcar com esses custeios”, ressaltou Kacio Mendes.

“Lugar de mulher é onde ela quiser. Que bom que você vai nos representar. São Mateus está ganhando rosto, está ganhando espaço. Pode contar com o apoio dessa Casa de Leis”, disse a vereadora Ciety à homenageada.

TRAJETÓRIA VENCEDORA

Thays iniciou sua vida esportiva no tatame aos16 anos de idade. Em 2017 alcançou o 2° lugar no Brazil National Pro jiu-jitsu. Já em 2018, se tornou campeã no Belo Horizonte Spring International Open e 3° lugar no Belo Horizonte Winter International Open, em eventos promovidos pela Confederação Brasileira de jiu-jitsu. No mesmo ano, foi também campeã da Copa Norte, da Copa Sooretama e da Copa Puro Impacto, eventos realizados pela Federação de jiu-jitsu do Espírito Santo.

Em 2019, alcançou o 3° lugar no Belo Horizonte Winter International Open e no Rio International Open, foi campeã da Copa Norte, Copa Sooretama e Copa Puro Impacto. Foi cinco vezes campeã estadual, pela mesma federação.

Sagrou-se campeã (peso e absoluto) na Copa Sicoob 4 etapas do Estadual, pela Federação Capixaba de jiu-jitsu. E, continuando sua brilhante trajetória, em 2020, tornou-se campeã no Sul-Brasileiro, com kimono e sem kimono.

Fonte: Portal SBN