Agência enviou o documento ao ministério da Saúde e a outros órgãos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou nesta quarta-feira, 2, que os bloqueios em rodovias do país estão pondo em risco o abastecimento da cadeia de suprimentos de medicamentos e vacinas.
Em documento assinado pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, a agência informou que “já preocupa o risco de desabastecimento, passível de gerar impactos na cadeia de suprimentos de saúde, caso não se efetive um pronto restabelecimento do transporte”.
O órgão enviou o documento ao ministério da Saúde e encaminhou também aos ministérios da Justiça e Casa Civil, além do Ministério Público Federal (MPF), Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A Anvisa ressalta que “é mister assegurar o ir e vir de pessoas e cargas, como fator sustentador de uma oferta constante e fluida de produtos e serviços de saúde, num cenário sanitário, ainda com incertezas”.
“Deste modo, solicitamos especial atenção, a fim de que se possa manter e garantir o livre acesso da população à insumos de saúde”, finaliza o documento.