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Anatel está desenvolvendo sistema de identificação de chamadas para combater ‘golpe do 0800’

Agência afirma que o projeto é complexo e não deve revelar mais detalhes até, pelo menos, outubro

Foto: Divulgação/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está desenvolvendo um sistema capaz de identificar chamadas desconhecidas, exibindo o nome e a logomarca de quem originou a ligação na tentativa de combater o chamado “golpe do 0800”, no qual, criminosos se passam por falsas centrais de atendimento de bancos para extorquir vítimas. O sistema levará o nome de “Origem Verificada”.

Segundo matéria do Estadão, a identificação de chamadas será feita por meio de uma camada adicional de verificação da numeração e sua origem. “Essas funcionalidades são muito úteis para proteger contra fraudes e golpes que envolvem a adulteração do número do chamador, além de fornecer ao consumidor informações mais precisas sobre quem está ligando, facilitando a decisão de atender ou não”, informa a Anatel.

A agência, entretanto, ainda não divulgou detalhes sobre o funcionamento do sistema, mas informou que mais informações devem ser revelados em outubro. Até o momento, sabe-se que os principais bancos do País e empresas de telecomunicações, como Claro, TIM e Vivo, estão envolvidas nos testes das funcionalidades. A Anatel pontua ainda que o projeto possui um caráter complexo e que envolve a colaboração de dezenas de empresas com acordos jurídicos, comerciais e técnicos distintos. Por esses motivos, a expansão será gradual e dependerá também da atualização dos aparelhos, que está sendo realizada pelos principais fabricantes no país, afirma a empresa.

Outros detalhes incluem o fato de que o sistema não se trata de “software que protege os celulares contra roubo de dados por meio da identificação de chamadas autênticas”. Isso porque não é necessário baixar nenhum software, não haverá cobrança pelo serviço, nem será preciso tomar qualquer providência. “Os aparelhos estão sendo atualizados pelos fabricantes para serem compatíveis com essas funcionalidades. O objetivo é fornecer ao consumidor mais informações sobre a chamada, o que deve ajudar na conscientização contra fraudes”, informa a nota da agência.

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), representante das empresas de call center, elogiou a iniciativa. “Acreditamos que os novos recursos trarão maior transparência, melhorarão a experiência do cliente e, com um maior índice de ligações atendidas, ajudarão a preservar os empregos dos profissionais de call centers”, diz, em nota.

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