A sinalização de ACM Neto de que pode não disputar o governo da Bahia em 2026, em entrevista na última terça-feira (27), voltou a causar preocupação no União Brasil, seu partido. A informação foi obtida pelo Política ao Vivo, em conversar com membros da legenda.
Em tom de preocupação, um deputado da sigla pontuou que um recuo de Neto, mesmo em cenário de eventual derrota, poderia transformar a oposição em ‘terra arrasada’, já que hoje o grupo não teria um outro candidato forte para puxar votos para os deputados estaduais e federais.
O temor da legenda, de acordo com a mesma fonte, é de que deputados mais antigos não consigam se reeleger, tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), como na Câmara dos Deputados.
Um outro deputado confidenciou que uma possível candidatura de Neto ao Senado não surtiria o mesmo efeito, e que ele também seria derrotado, mesmo com duas vagas em jogo, o que seria, na sua avaliação, ainda mais danoso.
ACM Neto entrou na disputa pelo governo da Bahia sendo considerado favorito. Os números altos das primeiras pesquisas, entretanto, não se repetiram nas urnas, e o ex-prefeito de Salvador foi derrotado por Jerônimo Rodrigues (PT).