Japão e Espanha avançaram no Grupo E; Costa Rica também fica pelo caminho
Alemanha e Costa Rica se enfrentaram na tarde desta quinta-feira, 1, em partida válida pela terceira e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A vitória alemã não impediu a eliminação da seleção, que deixa o Mundial pela segunda vez seguida na primeira fase.
Gnabry, Kai Havertz duas vezes e Niclas Fullkrug marcaram para garantir a vitória da Alemanha na partida. Tejeda e Vargas balançaram as redes na despedida da Costa Rica da Copa do Mundo do Catar.
Desde o fatídico 7 a 1 diante do Brasil, em 2014, a Alemanha não conseguiu passar de fase na Copa do Mundo, acumulando fracassos em 2018 e em 2022.
Pelo Grupo E, o Japão venceu a Espanha, garantiu a primeira posição e vaga nas oitavas de final. Os comandados de Luis Enrique ficaram com a segunda vaga e fugiram do caminho do Brasil na Copa.
O Jogo
Precisando vencer para ter chances de classificação, a Alemanha começou a partida dando as cartas. Aos nove minutos, Musiala iniciou a jogada que terminou com o gol de Gnabry, para abrir o marcador a favor dos alemães.
A Alemanha dominou a primeira parte do jogo e empilhou oportunidades, podendo fazer um placar elástico antes mesmo do segundo tempo. A etapa inicial do duelo terminou com 11 finalizações alemãs e apenas uma da Costa Rica.
Desespero alemão
A Costa Rica mostrou força no segundo tempo e reagiu. Aos 12 minutos, Tejeda aproveitou rebote do goleiro Manuel Neuer para empatar a partida, levando emoção para a decisão da última rodada do Grupo E.
O desespero da Alemanha com a possível eliminação na Copa do Mundo do Catar piorou aos 24 minutos do segundo tempo, quando em confusão dentro da área, o goleiro Neuer saiu mal e o zagueiro Vargas virou o jogo para a Costa Rica. Neste momento, a Espanha, que perdeu para o Japão, estava ficando fora junto com os vizinhos da Europa.
A vitória da Alemanha e a classificação da Espanha voltaram a ser construídas três minutos depois, quando Havertz aproveitou passe dentro da área, escolheu o canto e deixou a partida igual novamente, com o placar de 2 a 2.
uuid-in-package:fc122bf0-d346-0925-2ced-0925d346fc12
A triste virada alemã aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo, quando Havertz recebeu passe de Gnabry e acertou o canto do goleiro Navas. O resultado em nada mudou a situação da Alemanha, que mesmo marcando o quarto gol com Fullkrug, se despediu da Copa do Mundo do Catar na fase de grupos.