Agricultura agroecológica é destaque no extremo sul da Bahia

Famílias de agricultores na microrregião do extremo sul da Bahia contabilizam resultados positivos com a utilização do sistema orgânico de produção. Um exemplo disso é o lote denominado Sempre Verde no Assentamento Jaci Rocha, que fica localizado no município de Prado as margens da BR 101 entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas e mede aproximadamente nove hectares. A construção fica a cargo de Evanildo Costa e sua companheira Vera.

De acordo com Evanildo, um dos dirigentes da Nacional do MST na Bahia, o sistema de manejo orgânico possibilita benefícios ambientais, sociais e econômicos. “Nós utilizamos um sistema que além de preservar e recuperar o solo com recursos naturais, tem como resultado final a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e com maior valor de mercado“, pontuou Evanildo.

Segundo Vera existem cerca de trinta variedades de frutas e outros cultivares entre pimenta do reino, coco, café, banana, orucum e pequenos animais além de mais de vinte variedades de aipim, o que garante o cultivo durante o ano inteiro. A produção ajuda a manter o sustento da família. Algumas frutas são comercializadas em forma de polpas e distribuídas no comércio local.

Ainda segundo Evanildo, o Sistema Integrado de Produção Agroecológica já vem sendo utilizado em pelo menos 25 assentamentos na região que já conta inclusive com uma Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta.

É o movimento dos trabalhadores rurais sem terra, (MST) transformando latifúndios improdutivos em terras prometida de fartura.

Casal transformou a terra seca e improdutiva em um pomar de frutas e legumes
Vera cultiva hortaliças para vender no comercio local
Hortaliças são cultivadas de maneira orgânica
Cultivo do cacau ajuda a garantir uma renda para família
O que antes seco e sem vida hoje tornou-se um local agradável para se viver.
Família também mantém criações para implementar a fonte de renda
Oziel, um dos filhos do casal também ajuda nas tarefas do dia-a-dia.
No lote também se cultiva pimenta do reino
Evanildo comenta as dificuldades do homem do campo e sua satisfação em transformar a terra
A goiaba é uma das principais frutas produzidas no lote