NOVA BAHIA 2024

Ações voltadas ao cuidado socioemocional da comunidade escolar chegam a 52 municípios

Foto Divulgação

No calendário escolar da rede pública de ensino na Bahia, educadores, servidores e estudantes contam, durante todo o ano letivo, com um aliado na promoção da saúde socioemocional. Trata-se do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visando potencializar as ações nas escolas estaduais da capital e do interior. Para este mês de abril, estão previstas 137 oficinas em 52 municípios, incluindo temas como saúde integral; cuidados com a voz; ansiedade e depressão; alimentação; acolhimento às vítimas de bullying; e violência na escola, entre outros.

Os colégios estaduais do Campo Genivaldo de Almeida Brandão, no município de Antônio Cardoso; o Estadual Indígena Xucuru Kariri, no município de Glória; o São Joaquim, em Sobradinho; e o Rômulo Galvão, em Teixeira de Freitas, estão entre as unidades escolares já alcançadas, neste mês, pelas atividades realizadas por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos e assistentes sociais. As ações também serão realizadas em municípios como Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.

Abrangência 

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre a abrangência do programa. “Hoje, trabalhamos com a promoção da saúde com uma programação definida para cada mês do ano, incluindo as datas específicas que fazem parte do calendário das agendas nacionais. O monitoramento é constante e, como o programa é dinâmico, os profissionais, com o apoio de instituições parceiras e de recursos tecnológicos, atuam também em demandas específicas, que podem acontecer em qualquer período do ano, nas unidades de ensino dos 417 municípios da Bahia”.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas -, que atende as demandas das unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos em todo o Estado. Os educadores ainda contam com atendimentos psicológicos individuais, cujo agendamento é feito pelo e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br, informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola onde estão lotados.

De janeiro a março já foram realizadas 848 oficinas, envolvendo escutas, rodas de conversas e dinâmicas, em 355 unidades escolares de 164 municípios, tendo alcançado 24.042 participantes.

Fonte: Ascom/SEC

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA