O prefeito eleito de Valença, Marcos Medrado (PV), foi diplomado, na manhã desta sexta-feira, 13, em solenidade conduzida pelo juiz da 31º Zona Eleitoral, Dr. Leonardo Rullian Custódio, no salão do júri do Fórum Gonçalo Porto.
Além de Medrado e de sua vice, Lorena Mercês (Republicanos), foram também diplomado os 15 vereadores eleitos no pleito de outubro deste ano. Todos tomarão posse no primeiro dia de 2025. O futuro prefeito estava acompanhado de sua esposa, Cristiane Medrado, e do filho, Diogo Medrado.
Ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Salvador entre 1997 e 2004, Marcos Medrado prometeu não decepcionar o voto de confiança dado pelos eleitores. Vencedor do pleito com 30,17% (14.891 votos), o prefeito eleito de Valença ainda reforçou a parceria com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sobre a diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz.
Veja a lista dos vereadores eleitos:
1º Lau de Lelo
2º Luiz Serra Grande
3º Ryan Costa
4º Fabricio Lemos
5º Cristiano do Taxi
6º Bertolino Junior
7º Benvindo da Saúde
8º Diro
9º Benedito da Bolivia
10º Pó da Pesca
11º Isaias Nascto
12º Durval Sarmento
13º Valter Correria
14º Ana Fraga Assistente Social
15º Michele Enfermeira