MAIS DESENVOLVIMENTO

Quase 34 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (27)

Na Bahia, apenas a cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), terá 2º turno

Quase 34 milhões de brasileiros estão aptos a irem às urnas eletrônicas neste domingo (27) para eleger os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. Os colégios eleitorais abriram as portas às 8h, no horário de Brasília. Na Bahia, apenas a cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem nova rodada de votação.

No município, que vive um clima de polarização entre o PT e o União Brasil, os eleitores terão que escolher entre os seguintes candidatos: o ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Matos (União Brasil), e o ex-prefeito da cidade, Caetano (PT). As seções de votação estarão abertas ao público até as 17h, também no horário de Brasília.

Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o horário unificado nas eleições municipais. A medida já havia sido aplicada nas Eleições Gerais de 2022 e foi mantida para o pleito deste ano.

Para este segundo turno, eleitores de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que têm fusos diferentes da capital federal, devem ficar atentos ao relógio. Nesses locais, o horário de votação será das 7h às 16h (horário local).

Segundo a legislação, documentos oficiais sem foto, certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos nas seções eleitorais, a fim de assegurar a identificação adequada dos eleitores.

Os eleitores que não puderem comparecer ao pleito deverão fazer a justificativa de ausência na votação. Nas eleições municipais, não há possibilidade de voto em trânsito. No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).

O prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição – 5 de dezembro de 2024 no primeiro turno e 26 de dezembro no segundo turno. No caso de brasileiros que estavam no exterior, o prazo é de 30 dias após o retorno ao Brasil.

 

 

Veja também