NOVA BAHIA 2024

Exercícios físicos reduzem em 35% o risco de câncer de próstata, diz estudo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele

Um estudo conduzido por cientistas suecos, com resultado publicado pelo British Journal of Sports Medicine, revelou que homens que praticam exercícios físicos regularmente podem reduzir em até 35% o risco de desenvolver câncer de próstata.

A pesquisa, que analisou dados de mais de 55 mil pacientes durante mais de uma década, reforça a importância da atividade física na prevenção de uma das doenças mais comuns entre os homens.

“Ter um programa de treinamento adequado é fundamental para garantir que os exercícios sejam eficazes e seguros. Trabalhamos para criar rotinas que não apenas auxiliem na prevenção de doenças, mas também promovam a saúde de forma global”, afirma o diretor técnico da Rede Alpha Fitness, Luiz Evandro.

Segundo ele, o exercício físico atua de diversas maneiras na prevenção do câncer, ajudando a regular hormônios, melhorando o sistema imunológico e diminuindo a inflamação no corpo, fatores diretamente relacionados à prevenção de cânceres, como o de próstata.

Suporte profissional – Para Luiz Evandro, é fundamental o acompanhamento profissional na prática dos exercícios, para que os resultados esperados sejam, de fato, obtidos sem maiores complicações.

“Não precisa ser apenas a musculação. Basta que o praticante identifique um estilo de atividade com o qual se adeque melhor. Assim, essa atividade fará parte de sua rotina de forma mais automática, sem que aquilo represente algo difícil”, explica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A prática regular de exercícios físicos pode reduzir significativamente esse risco, reforçando a importância de um estilo de vida ativo e saudável.

 

 

Veja também