Mais de 63 mil alertas já foram emitidos desde o dia do lançamento
Desde o lançamento do serviço Celular Seguro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em dezembro do ano passado, mais de 63 mil alertas de bloqueio de smartphones foram emitidos até o dia 10 de julho. Dentre esses alertas, 5.072 foram originados na Bahia, onde os dispositivos foram roubados, furtados ou perdidos. Esse número coloca a Bahia como o terceiro estado com mais solicitações de restrição de celulares, atrás apenas de São Paulo, com 18.173 alertas, e Rio de Janeiro, com 9.120.
O sistema nacional já conta com 2.119.422 usuários cadastrados e 1.493.804 pessoas de confiança registradas, estas últimas autorizadas pelos donos dos celulares para solicitarem bloqueios em caso de necessidade. O roubo é o motivo mais frequente para os bloqueios, representando 28.496 registros em todo o país. Os furtos vêm em segundo lugar, com 20.608 casos, seguidos pelas perdas dos aparelhos, que totalizam 16.659 cadastros.
De acordo com o Ministério da Justiça, o sistema Celular Seguro fornece informações detalhadas sobre os alertas de bloqueio por estado, enquanto os demais dados estão disponíveis nacionalmente.
O Celular Seguro oferece acesso utilizando o mesmo login do site gov.br. Os dispositivos podem ser registrados através do site celularseguro.mj.gov.br ou pelos aplicativos disponíveis para Android e iOS. Esse serviço permite que o usuário bloqueie não apenas a linha telefônica do celular perdido, mas também os aplicativos instalados no dispositivo, utilizando um botão de emergência específico para essa finalidade.