Blocos partidários são formados para a distribuição de vagas entre os parlamentares em comissões temáticas
A composição dos quadros de vice-líderes dos blocos partidários na Câmara dos Deputados foi alterada. A nova composição, publicada no Diário Oficial da Casa desta quinta-feira (4), traz o nome de dois deputados baianos para ocupar o cargo.
Os deputados Diego Coronel e Charles Fernandes, ambos do PSD, vão assumir a cadeira de vice-líder do bloco partidário MDB, PSD, Republicanos e Pode. Os parlamentares substituíram os deputados Pedro Paulo (RJ) e o deputado Sidney Leite (AM).
Os blocos partidários são formados para a distribuição de vagas entre os parlamentares para a composição de membros nas comissões permanentes, assim como para a escolha de cargos na Mesa Diretora e na presidência dos colegiados.
As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária de cada sigla. Na Câmara, o bloco formado com o PSD possui 43 deputados.
Blocos partidários
Os blocos partidários reúnem as bancadas de partidos e federações apenas no âmbito da Câmara dos Deputados. Criados no início da legislatura, esses blocos parlamentares têm papel fundamental na distribuição das vagas nas comissões permanentes e na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência das comissões.