Iguaria é principal fonte de renda e emprego do município
O município de Itororó recebeu o título de “Capital Baiana da Carne de Sol”, nesta quinta-feira, 2. O projeto de lei, proposto pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), reconhece a iguaria como principal fonte de renda e emprego do município. A lei de concessão de título foi sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg pontuou que a cidade administra um rebanho bovino de 47,4 mil cabeças, correspondente a 0,50% do efetivo pecuário da Bahia, que totaliza 9,5 milhões de animais.
O parlamentar garantiu ainda, que a fama da carne do sol de Itororó “já atravessou fronteiras”. Ele destacou a forma artesanal do produto e a fama que ele recebeu a ponto de ganhar um festival anual que movimenta a cidade, principalmente na época junina, o Festsol, Festival da Carne do Sol. O evento é atrativo turístico da região, com de shows artísticos e culturais, “mantendo presente as tradições locais”.
O gestor estadual concedeu títulos de capitais estaduais a mais 17 municípios da Bahia. As propostas foram apresentadas e aprovadas pela Alba, com os objetivos de promover potencialidades dos municípios, chamar a atenção para datas importantes e, nos casos dos logradouros, homenagear personalidades.