O petista realizou uma breve visita ao presidente de Cabo Verde durante seu retorno da III Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE) em Bruxelas, na Bélgica
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, na quarta-feira (19).
De acordo com a ‘Agência Brasil’, o petista realizou uma breve visita ao país durante seu retorno da III Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE) em Bruxelas, na Bélgica, e destacou a importância da retomada da parceria com o terceiro maior continente do mundo.
“Quero recuperar a relação com o continente africano porque nós brasileiros somos formados pelo povo africano. Nossa cultura, cor e tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão em nosso país’’, afirmou.
Sem citar nomes, o mandatário criticou a forma com que a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), administrou o país durante a pandemia da Covid-19.
Lula afirmou que a produção do imunizante contra o vírus no Brasil poderia ter auxiliado os países africanos.
“Se não tivéssemos tido um governo negacionista, o Brasil poderia ter produzido vacina contra a Covid-19 e ajudado o continente africano. Lamentavelmente tivemos um desgoverno que não cumpriu com aquilo que é o essencial, que é cuidar do ser humano. Mas, com minha volta à Presidência, queremos recuperar a boa e produtiva relação que tínhamos’’, disse o chefe do Executivo.