MAIS DESENVOLVIMENTO

Secretária estadual Fabya Reis recebe título de Cidadã Soteropolitana

Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

“Foram as lutas coletivas que me ajudaram a chegar até aqui”, afirmou a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, ao receber, nesta quinta-feira (29), o título de Cidadã Soteropolitana, outorgado pela Câmara Municipal de Salvador.

A honraria foi proposta pelo vereador Luiz Carlos Suíca. “Entregar esse título para Fabya é marcar na história da cidade, do estado e do país que as mulheres sempre estiveram à frente das lutas. Muito feliz por ter tido essa percepção”, comemorou Suíca.

Além de vereadore(a)s, estiveram presentes na solenidade diversas representações governamentais, religiosas, de movimentos sociais, da sociedade civil, personalidades culturais, amigo(a)s, familiares e servidore(a)s da Seades.

Nascida no município de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, Fabya Reis é doutora em Ciências Sociais e reside desde 1996 na capital baiana. Em sua trajetória possui intensa vivência e atuação no campo político, na luta feminista e antirracista, no diálogo com movimentos sociais, incluindo o movimento negro e os segmentos dos povos e comunidades tradicionais.

A titular da Seades relatou sobre sua chegada à capital baiana. “Foram as coletividades que me ajudaram a chegar até aqui, conhecer e morar nesta cidade. Tudo me encantou e me marcou. Imediatamente sabia que tinha que me aquilombar. Em Salvador eu nasci de novo, principalmente pela religião de matriz africana. Estes 27 anos são de muito pertencimento, vivências, de valiosas relações e lutas construídas. Ao vereador Suíca a minha gratidão pela parceria de sempre e pela proposição deste título que me honra significativamente”, destacou.

Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

Em mensagem de vídeo, o governador Jerônimo Rodrigues disse que Salvador está em festa por Fabya Reis receber de forma oficial a honraria. “A Bahia sabe sobre sua contribuição nas diversas frentes como professora, mulher, militante de um movimento mas, acima de tudo, na condição de secretária que contribuiu por diversas pastas para o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, presente na solenidade, enalteceu a luta da mais nova soteropolitana para a construção e efetividade de políticas públicas. “Já conhecemos a responsabilidade da secretária com a cidade. Parabéns pelo título, Fabya Reis”, comemorou.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, “Fabya é orgulho para os brasileiros por ajudar a quem mais precisa”, disse, através de mensagem enviada aos participantes.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também através de vídeo, parabenizou a secretária pela honraria. “Quero saudar uma figura importante para nosso país. Acompanho sua trajetória com muito respeito. Em nome do povo brasileiro gostaria de parabenizar Fabya por esse título que tanto merece”, explicou.

O diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Yuri Silva, disse que a honraria dada à secretária “é por ela ser quem é”. “A trajetória da companheira Fabya Reis na luta pelo povo da Bahia, pelo povo de Salvador, é o que a credencia para receber esse laurel tão importante na Câmara da nossa cidade. Fabya é do MST, mas é do movimento negro, é dos povos e comunidades tradicionais, dos povos de terreiro. É uma grande mulher que luta por quem mais precisa”, explicou.

Para a diretora do Movimento Sem Terra (MST) na Bahia, Eliane Oliveira, o recebimento do título reforça a atuação da secretária no estado. “Fabya Reis veio para Salvador nos meados dos anos 90. É um motivo de emoção, de alegria. Estou aqui falando em nome de todas as nossas acampadas e assentadas que sabem desse momento que está acontecendo”, ressaltou.

Veja também