MAIS DESENVOLVIMENTO

Prefeitos e deputados: “Chegada de Ronaldo Carletto turbina o Avante e enfraquece o PP”

Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Ronaldo Carletto deve sacramentar já na próxima semana a sua saída do PP e desembarque no Avante. A mudança não ocorrerá sozinha, e deve contar com dezenas de prefeitos e até mesmo deputados estaduais, o que fortalecerá a sigla aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A expectativa é que cerca de 40 prefeitos caminhem com Carletto rumo ao novo partido. Além disso, segundo o jornal A TARDE, existe também a chance da mudança dos deputados estaduais Nelson Leal e Felipe Duarte, ambos do PP, além de Laerte do Vando (PSC). Todos seguiriam com o ex-deputado federal para o Avante. Atualmente com 92 prefeituras, o PP deve sofrer um baque e ficar apenas com pouco mais de 60. Além disso, a bancada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ficará menor com a possível perda dos dois parlamentares citados anteriormente, o que diminui o status dos ‘progressistas’ no estado.

A decisão de Carletto aconteceu após perder a queda de braço para o deputado federal Mário Negromonte Júnior, que deve assumir o controle do PP baiano. O impasse chegou a sair da esfera estadual para ser resolvido pela cúpula nacional da legenda, mas Carletto preferiu migrar para o Avante. Segundo o deputado Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo, a mudança também foi articulada com o governador Jerônimo e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

O Avante não obteve o resultado esperado nas urnas em 2022, quando elegeu apenas Pastor Sargento Isidório como deputado federal, e Patrick Lopes como estadual. Caso os três deputados estaduais deixem o PP e o PSC, o Avante poderá ter uma bancada de quatro parlamentares na Alba.

Veja também