MAIS DESENVOLVIMENTO

Invasão ao Capitólio faz dois anos em meio a crise na Câmara dos EUA

Aniversário de dois anos da invasão do Capitólio e impasse em votação para presidente da Câmara dos Estados Unidos marcam impasse sem precedentes na história americana

Ataque ao Capitólio de Washington 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis

O segundo aniversário da invasão do Capitólio coincide com um impasse sem precedentes — desde a Guerra Civil Americana — na eleição do presidente da Câmara dos Deputados, e um caos no Partido Republicano (GOP). Qual a ligação entre esses dois eventos, e o que eles revelam sobre o futuro da democracia americana, do GOP e do ex-presidente e candidato Donald Trump?

Um grupo de 21 deputados republicanos, pertencente à chamada Bancada da Liberdade, impediu a eleição do líder do partido na Câmara, Kevin McCarthy, para a presidência da Casa. O impasse superou a marca das nove votações, necessárias em 1923 para preencher o cargo.

Na outra grande crise, em 1856, foram 133 votações, ao longo de dois meses. Mas na época haviam quatro partidos na Câmara, além de facções internas representando republicanos e democratas do Norte e do Sul do país.

Depois da Guerra Civil, instalou-se na prática o bipartidarismo, que torna a prática mais simples: a bancada majoritária elege o presidente da Câmara, e a minoritária, o líder da oposição.

Fonte: CNN Brasil

Veja também