MAIS DESENVOLVIMENTO

PRF libera todas as sete vias que foram bloqueadas entre DF e Goiás

No DF, trechos de Brazlândia e São Sebastião foram liberados pela PRF. Em Goiás, BR-020, km 252, em Rosário, foi a última a ser desobstruída

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desbloqueou todas as vias que estavam obstruídas por manifestantes entre o Distrito Federal e Goiás. No início da noite desta terça-feira (1º/11), a corporação informou que sete estradas haviam sido liberadas, sendo duas no DF. A BR-020, km 252, em Rosário (GO), foi a última a ser desobstruída.

Rodovias de Brazlândia (BR-080, km 25) e São Sebastião (BR-251, km 15) estão livres. Em Goiás, também foram desobstruídas vias de Luziânia, Águas Lindas, Cristalina e Formosa.

Atuação em protestos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que as forças de segurança da capital estão autorizadas a “usar todos os meios legais” para impedir o bloqueio de rodovias. Após a vitória de Lula (PT) nas eleições de domingo (31/10), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm barrado passagens em diversas vias do país.

Ibaneis, que defendeu a reeleição de Bolsonaro durante a campanha, ressalta que a democracia não pode ser atacada. “O resultado das urnas deve ser respeitado, e o bloqueio das vias públicas é ilegal. Estou acompanhando os movimentos junto às forças de segurança do DF, que estão autorizadas a usar todos os meios legais para resolver o problema e garantir o direito da maioria.”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse, segunda-feira (31/10), que forças de segurança dialogavam com caminhoneiros manifestantes. De acordo com ele, a passagem de ambulâncias e cargas perecíveis nos pontos de retenção total em Goiás foram liberados.

Derrota nas urnas
As manifestações antidemocráticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) seguiram pela madrugada desta terça-feira (1º/11), nas BRs que cortam o Distrito Federal e o Entorno. Entre elas, ao menos seis amanheceram com pontos de bloqueio.

Veja também