MAIS DESENVOLVIMENTO

Esquema de segurança de Lula para agenda no Sul é o mais reforçado de toda a campanha

Reforço acontece por conta de episódios de violência política contra petistas na região

Foto: Ricardo Stuckert

A equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um super estrutura de segurança para agenda do candidato pelas capitais da região Sul, a partir desta sexta-feira (16). De acordo com informações da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo, será o esquema mais reforçado de toda a campanha eleitoral do petista.

Ainda segundo a publicação, os agentes da Polícia Federal destacados para a segurança de Lula preparam um esquema amplo de proteção, incluindo a atuação de membros da unidade de elite da PF treinados para situações de alto risco, o chamado Comando de Operações Táticas (COT). Serão empregados ainda drones para detectar ameaças e snipers em pontos estratégicos.

Participam também os policiais federais que já integram a equipe fixa de segurança do ex-presidente, coordenada pelo delegado Andrei Passos. O grupo terá reforço ainda da Polícia Militar em todos os estados por onde o petista passar.

Segundo a coluna, a motivação para o reforço na segurança foram episódios de violência política vivenciados pela campanha de Lula e apoiadores, a exemplo dos tiros em uma caravana na pré-campanha de em 2018, no Paraná, e o assassinato do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, pelo bolsonarista Jorge Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR), em julho deste ano.

Veja também