O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) rejeitou o pedido do União Brasil, partido do ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, para suspender a veiculação da pesquisa de intenção de votos Atlas/Intel, divulgada na última quarta-feira (24). No levantamento, Jerônimo Rodrigues (PT) aparece na liderança, enquanto Neto vem na segunda colocação.
A desembargadora Arali Maciel Duarte julgou improcedente, em sua decisão, a ação movida pela sigla, que questionava a metodologia usada no levantamento. “Os representados comprovaram ter complementado a pesquisa com os dados exigidos pelo art. 2º, § 7º, III, da Resolução TSE nº 23.600/19, dentro do prazo estipulado, não subsistindo, por isso, qualquer impedimento à divulgação do resultado dos trabalhos de colheita de intenção de votos”, pontuou a magistrada.
O Ministério Público Federal (MPF) também julgou improcedente o pedido da sigla, em parecer dado pelo Procurador Eleitoral Auxiliar Ovídio Augusto Amoedo Machado.
A pesquisa
No levantamento divulgado pelo jornal A Tarde, na quarta-feira (24), Jerônimo lidera pela primeira vez a corrida eleitoral, com 38% das intenções de voto. Já ACM Neto aparece na segunda colocação, com 35,6%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 05229/2022.