A campanha eleitoral terá início na terça-feira (16). Com seis candidatos, a Bahia terá um novo governador a partir do dia 1º de janeiro de 2023, após oito anos com Rui Costa (PT) ocupando o poderoso Palácio de Ondina. O jornal Folha de São Paulo destacou, em publicação no último sábado (13), o cenário eleitoral no estado.
A publicação reforça a tentativa de anular o debate nacional por parte de ACM Neto, que permanece neutro diante da disputa presidencial, e a sua ausência no primeiro debate, que ocorreu na última semana, na Band. Ainda sobre Neto, o jornal aponta o distanciamento do ex-prefeito de Salvador com o presidente Jair Bolsonaro (PL), após divergências na pandemia da Covid-19.
Roma x Jerônimo
João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT) vão na contramão de ACM Neto e atrelam seus nomes ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Folha de São Paulo ainda aponta que Jerônimo aposta em Lula e também na popularidade do governador Rui Costa (PT), de quem é aliado, como trunfos na campanha, além dos programas de assistência estudantil que foram “turbinados”, de acordo com a publicação, durante sua gestão na Secretaria Estadual de Educação.