MAIS DESENVOLVIMENTO

Câmara derruba veto do prefeito que anulava o reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde

Geraldo Júnior agradeceu os vereadores que votaram pela derrubada do veto de Bruno Reis

Foto: Carlos Alberto

A Câmara Municipal de Salvador derrubou o veto parcial do prefeito Bruno Reis (União Brasil) que anulava a concessão do reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), fez um discurso em defesa dos profissionais presentes nas galerias do Plenário Cosme de Farias. Eles também fizeram manifestações na frente da Prefeitura.

“Nós derrubamos o veto em prol de milhares de famílias de trabalhadores soteropolitanos. Hoje, nesta praça histórica, presenciamos uma multidão de trabalhadores, homens e mulheres, e seus filhos, lutando e se mobilizando nas ruas do Centro de Salvador pelos seus direitos. Viva os trabalhadores da Bahia”, disse Geraldo Júnior.

Em discurso após a sessão para mais de mil agentes de saúde e de combate às endemias que ocuparam a Praça Thomé de Souza, Geraldo Júnior agradeceu os vereadores que votaram pela derrubada do veto do prefeito.

O presidente da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Salvador (AACES), Enádio Nunes Pinto, afirmou que o prefeito Bruno Reis (UB) vetou uma emenda constitucional. “Outros municípios baianos já estão implantando o piso de dois salários mínimos. Em contrapartida, Geraldo Júnior e diversos vereadores estão preservando a lei”, disse.

Em maio, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 120, que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Veja também