MAIS DESENVOLVIMENTO

Déficit de pessoal do INSS deixa 1 milhão sem aposentadoria, diz Sindprev

Na Bahia, sindicado afirma que INSS conta com 2 mil servidores e tem carência para a contratação de mais mil funcionários

Foto: asessoria Sindprev

Mais de 1 milhão de brasileiros estão sem poder se aposentar por conta do déficit de pessoal no INSS. O cálculo é do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev), que promoveu na quarta-feira (23) uma paralisação de seis horas na agência do INSS nas Mercês, em Salvador.  Na Bahia, conforme o sindicado, o INSS conta com 2 mil servidores e tem carência para a contratação de mais mil funcionários.

O coordenador do Sindprev, Edivaldo Santa Rita, acrescenta que as perdas salariais estariam na casa de 19,9%. “A nossa pauta de reivindicações foi entregue ao governo há dois meses e vai muito além do aumento salarial. Queremos a contratação de servidores e condições de trabalho dignas, pois há agências do INSS sem água e climatização”, afirmou.

O sindicato sinaliza para mobilização de uma greve geral. Segundo o diretor da entidade, Valdemir Medeiros, “é necessário que o governo abra concurso público, pois o segurado chega a esperar dois anos por uma análise de benefícios e muitos morrem aguardando. Precisamos repor o quadro de servidores para não penalizar ainda mais a população”.

Veja também