Nesta sexta-feira (15), mais uma escola do interior baiano adotou o sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM). A Escola Municipalizada Renato Vaz Sampaio, localizada em Maracás, no sudoeste da Bahia, realizou uma aula inaugural para marcar a mudança, com as presenças do comandante de Policiamento Regional Sudoeste, coronel Ivanildo Silva, do prefeito Uilson Gomes, de representantes das direções escolares, dos coordenadores pedagógicos e disciplinares, professores, pais e alunos.
O novo sistema é resultado da assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a PMBA e a Prefeitura Municipal de Maracás, em dezembro do ano passado. O projeto de difusão do Sistema de Ensino da rede CPM consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados pelas prefeituras voluntárias, e é direcionado às escolas municipais no Nível Fundamental II (6º ao 9º ano). Para isso, a PM capacitou multiplicadores para treinar policiais militares da reserva para que apliquem a metodologia nessas escolas.
Com a implantação do Sistema de Ensino da rede CPM, o colégio passa a ter uma direção compartilhada entre o diretor escolar, encarregado das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos. Ao todo, 36 municípios já assinaram o TCT e, desses, seis já implantaram o sistema CPM de ensino (Campo Formoso, Nova Soure, Dias Dávila, Prado, Santa Cruz Cabrália e Maracás).
Fonte: Ascom/PMBA