Para verificar desempenho, candidato precisa preencher o CPF e a senha cadastrada
Os candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 poderão consultar os resultados a partir dessa sexta-feira (18), no próprio protão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e no aplicativo Enem 2018.
Mas há uma exceção: quem não terminou o ensino médio e fez a prova para testar os conhecimentos – os chamados “treineiros —só verão as notas daqui a dois meses, em 18 de março.
Isso porque o Inep, instituto que organiza a prova, prioriza a nota de quem usará o exame para tentar uma vaga no ensino superior no Sisu, pedir bolsa de estudos no Prouni ou tentar financiamento no Fies.
O Enem, vale lembrar, utiliza o sistema de TRI (Teoria de Resposta ao Item), em que o mesmo número de acertos proporcione notas distintas, já que as questões têm pesos diferentes.
Para verificar o resultado, o candidato precisa preencher o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante. De 22 a 25 de janeiro, os candidatos poderão utilizar a nota para se inscreverem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas nas instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais.
O resultado será divulgado dia 28, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera do dia 28 ao dia 4.
Já o Prouni (Programa Universidade para Todos), que permite estudar com bolsas de até 100% em instituições privadas do país, receberá inscrições do dia 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a segunda, no dia 18.
Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera entre os dias 7 e 8 de março. Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e que atendam a pelo menos uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.
O estudante também poderá se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março.
O Fies permite ao estudante financiar as mensalidades do seu curso em instituições privadas.