Com o objetivo de fortalecer o combate ao câncer de mama na Bahia, o governador Rui Costa assinou nesta terça-feira (12) um acordo com o Instituto Avon, por meio da Fundação Pio XII – entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos. Serão investidos R$ 12 milhões na implantação e operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama na Bahia.
Como contrapartida, o Estado arcará com a manutenção de unidades fixas e móveis, a um custo superior a R$ 16 milhões por ano. A estimativa do governo é atender, aproximadamente, 80 mil mulheres por ano. “A Bahia está em primeiro lugar no rastreamento do câncer de mama, e nós vamos ampliar esse serviço. Hoje nós chegamos a esse resultado com uma unidade móvel do Hospital da Mulher e com as policlínicas, e com a parceria com o Hospital de Barretos e o Instituto Avon, teremos mais quatro unidades móveis para realização de exames para prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero nos municípios”, afirmou o governador.
O investimento deve expandir o rastreamento mamográfico na Bahia por meio da realização de exames em mulheres que não apresentam sintomas da doença. Serão construídas quatro unidades móveis adaptadas, vinculadas às policlínicas regionais de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi. Duas unidades já existentes receberão suporte, uma em Salvador, no Hospital da Mulher, e outra no município de Juazeiro. Além destas, seis unidades fixas serão equipadas nos mesmos municípios.