MAIS DESENVOLVIMENTO

Michael Bisping anuncia aposentadoria: “Grande carreira. Obrigado a todos”

Aos 39 anos, ex-campeão dos médios do UFC relata problemas nos olhos e influência de filme para tomar decisão de parar. Inglês põe fim à carreira com 30 vitórias.

Michael Bisping treino aberto UFC 217 (Foto: Jason Silva)

Pouco depois de duas semanas da despedida de Vitor Belfort, outro grande nome do MMA pendura as luvas. Ironia do destino, dois desafetos. Ex-campeão peso-médio do Ultimate, o inglês Michael Bisping anunciou nesta segunda-feira que está oficialmente aposentado. Aos 39 anos, 14 deles dedicados às artes marciais mistas, Bisping usou seu podcast “Believe You Me” para falar sobre o assunto e fazer o anúncio.

– Então, obviamente, brinquei com isso por um longo tempo, poderia lutar de novo, não poderia. E infelizmente não é uma luta que estou anunciando. Vou anunciar minha aposentadoria oficial das artes marciais mistas – disse Bisping.

Desde sua última luta, em novembro do ano passado, quando perdeu para Kelvin Gastelum poucos dias depois de ter perdido o cinturão para Georges St. Pierre, Bisping tem falado sobre a aposentadoria, mas sem dar definição alguma. Na verdade, o inglês se aposentaria logo após o UFC 199, em junho de 2016, mas um nocaute contra Luke Rockhold e a conquista do título do UFC mudaram os planos.

Antes disso, em 2013, numa luta com Vitor Belfort, um chute do brasileiro descolou a retina do olho direito do inglês. No duelo com Gastelum, o outro olho incomodou o lutador. O temor por um novo problema pesou na decisão de parar. Ele passou a ver “flashes” no olho esquerdo.

– Percebi que não havia flash; é só meu olho, e toda vez que olho para a esquerda, ele pisca. E ainda faz isso quando está escuro (…). Está claro (aqui) agora, então não consigo ver. Comecei a surtar, pensando: ”Oh, meu Deus, não acredito nisso, tenho uma retina deslocada no meu olho bom. E tenho problemas com meu olho ruim”. Obviamente, estava meio que enlouquecendo.

Os médicos diagnosticaram um descolamento do “vítreo” no olho esquerdo, o que deixa em risco a retina deslocada no olho direito. Ainda assim, Bisping revela que negociou uma luta de despedida contra Rashad Evans no dia 17 de maio, no UFC Londres, mas a luta não aconteceu.

MIchael Bisping conquistou o título dos médios do UFC ao vencer Luke Rockhold (Foto: Getty Images)

A decisão de se aposentar veio, porém, apenas neste último domingo. O agora ex-lutador conta que assistiu ao filme britânico “Journeyman”, em que um pugilista veterano sofre com problemas físicos e mentais no fim da carreira.

– Estava assistindo esse filme ontem à noite e pensei: não vale a pena. Não vale a pena. Quero dizer, o que mais vou fazer? Ganhei o cinturão, conquistei muitas vitórias. Qual é o objetivo de açoitar um cavalo morto? Não que eu seja um cavalo morto, mas qual é o objetivo? Você precisa saber quando se afastar. Tenho quase 40 anos, a hora é agora. Quero dizer, antes de mais nada, obrigada à minha esposa. Sem ela, não teria acontecido. Isso é um fato. Ela foi incrível a cada passo do caminho. Meus filhos. Meu pai. Meu pai foi incrível. E claro, todos no Reino Unido e em todo o mundo que me apoiaram.

Michael Bisping se aposenta com um cartel de 30 vitórias e nove derrotas, e detém o recorde – ao lado de St. Pierre – de maior número de vitórias no Ultimate, com 20 triunfos na organização. Campeão do reality show The Ultimate Figthter 3, Bisping também detém o recorde de lutas no UFC, ao lado de Jim Miller, com 29 lutas cada.

– Então, sim, lá vai você. Grande carreira. É isso. Obrigado a todos.

Fonte: Canal Combate

Veja também