A Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, iniciada na sexta-feira (13/10), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, foi encerrada neste sábado (14), com a eleição dos 46 novos membros para o comitê do Partido no município (ver lista de nomes no fim do texto). Com a definição, os novos integrantes elegeram, ainda na ocasião, o bancário e ex-vereador Everaldo Augusto para assumir a presidência do PCdoB-Salvador pelos próximos dois anos.
O novo presidente municipal possui uma consolidada e elogiada trajetória no PCdoB, ao longo de 40 anos de militância. Everaldo Augusto foi vereador por dois mandatos e presidiu o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) duas vezes. Atualmente, chefia o gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Ao ser anunciado presidente, Everaldo Augusto elogiou o trabalho da direção que encerra o mandato e destacou a biografia da atual presidenta, Olívia Santana. “Essa mulher está permitindo que o PCdoB dê um salto em Salvador. Ela representa a cidade, o povo negro, a intelectualidade, a cultura. Substitui-la não é fácil, mas vamos fazer de tudo para estar à altura desse desafio”, garantiu.
A vereadora Aladilce Souza estará à frente da vice-presidência e os outros cargos de direção ainda serão definidos em próximas reuniões do comitê eleito. Segundo a Secretaria Municipal de Organização, a conferência de Salvador mobilizou 1.829 filiados e filiadas, entre 45 organismos de base, 13 comitês intermediários e seis coletivos com atuação na cidade.
“Essa foi a maior conferência da história do nosso partido em Salvador. Tanto em quantidade quanto em qualidade”, celebrou Jurandir Silva, secretário municipal de Organização. O resultado da votação também chamou atenção pelos significativos índices de renovação dos membros e de participação feminina. Dos 46 nomes escolhidos para o novo comitê municipal, 19 (41%) são de novos quadros e 21 (46%) são mulheres.
Com o índice que se aproxima dos 50% de participação feminina, fato inédito entre os partidos com atuação na Bahia, a nova composição do Comitê Municipal do PCdoB garante o caminho de se aproximar da paridade de gênero. Jurandir ainda destacou que os percentuais são reais, correspondentes com a verdadeira atuação partidária das mulheres que possuem expressão política e capacidade de assumir tarefas partidárias.
Na abertura da conferência, na sexta-feira (13), Olívia Santana, que já foi secretária de Mulheres do governo do Estado, afirmou que, no PCdoB, “o empoderamento feminino é real”, e usou o seu próprio exemplo para ilustrar as oportunidades que as mulheres encontram no Partido.
A Conferência Municipal em Salvador é preparatória para a Conferência Estadual, marcada para o próximo final de semana (dias 21 e 22), e para o 14º Congresso Nacional, que acontece em novembro, em Brasília.
Novo Comitê Municipal do PCdoB-Salvador:
Adson Souza
Agnaldo Batista
Ailton Botelho Plínio
Alan Valadares
Alda Valéria
Alfredo Santiago
Ângela Guimarães
Antônio Raimundo de Azevedo Dantas
Beatriz Matos
Carlos Silva de Jesus
Clarice dos Santos
Deoclides Cardoso
Edna Maria Santos
Elvia Magalhães
Elza Melo
Emanoel Souza
Everaldo Augusto
Geraldo Galindo
Helio Ferreira
Hilário Leal
Ilka Bichara
Isis Macagnan
Ivanilda Brito
Ivete Leão dos Santos
Jamile das Silva Santos
Jerônimo Júnior
José Lourenço Dias (Dias)
José Ricardo Moreno
Jurandir Silva
Kilson Melo
Livia Ferreira da Silva
Marcelo Brito (Gavião)
Maria Aladilce Souza
Maria de Lourdes Nascimento (Lurdinha)
Maria Olívia Santana
Marleide Moreira Nogueira
Natália Gonçalves
Onã Rudá Cavalcanti
Reginaldo de Oliveira
Renato Dórea
Renato Jorge Pinto
Rubiraci Almeida (Cherry)
Sirlene Assis
Tereza Cristina da Silva Bandeira
Weslen Moreira
De Salvador,
Erikson Walla