MAIS DESENVOLVIMENTO

Mais de 1,8 mil profissionais da segurança vão atuar na Lavagem do Bonfim

Distribuídos no trajeto entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada, além dos principais acessos à Cidade Baixa, mais de 1,8 mil profissionais da Segurança Pública vão atuar na Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (9). A festa, que mistura devoção e sincretismo, atraindo turistas nacionais e internacionais, além de ser uma das mais tradicionais no estado, está integrada ao calendário de eventos da Operação Verão, da Secretaria da Segurança Pública.

O policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar contará com 25 Postos Elevados de Observação, além de oito Bases Móveis de Segurança. No acompanhamento da procissão a pé, como todos os anos, será utilizado a maior parte do efetivo. No total, mais de 1.600 PMs vão trabalhar no evento, garantindo tranquilidades aos fieis e curiosos.

Pela Polícia Militar, participam do trabalho na Lavagem do Bonfim as 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 37ª, 2ª Companhias Independentes, os batalhões do Centro Histórico (18º), de Choque, Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Especializado de Polícia Turística (Beptur) e de Policiamento Rodoviário (BPRv), os esquadrões Águia e de Polícia Montada, as Operações Gêmeos e Apolo, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial.

Já a Polícia Civil disponibiliza três Delegacias Especiais de Área – montadas na Conceição da Praia e nas partes baixa e alta da Colina Sagrada – para facilitar o registro de possíveis ocorrências no trajeto. Também haverá reforço de investigadores, escrivães e delegados na 3ª Delegacia Territorial (Bonfim), totalizando quatro unidades policiais e 57 profissionais a mais disponíveis para atendimento à população.

O Corpo de Bombeiros Militar participa da festa com 127 profissionais, divididos em equipes de prevenção e combate a incêndios, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar. Uma embarcação também estará disponível para realizar os atendimentos de emergência durante o evento.

 

Fonte: SECOM/BA

Veja também