GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Visitação ao Parque de Abrolhos, é suspensa por três dias após chegada de manchas de óleo

Em comunicado, chefe do Parque informou que suspensão foi determinada por causa das atividades de prevenção, controle e remoção da substância, além da prevenção de riscos à saúde

A visitação ao Parque de Abrolhos, localizado no sul da Bahia, foi suspensa neste domingo (3), um dia após a chegada na região das manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. De acordo com a determinação, o local deve ficar fechado para turistas e outros visitantes por três dias.

Em comunicado, o chefe do Parque, Fernando Repinaldo Filho, informou que a suspensão deve possibilitar as atividades de prevenção, controle e remoção do óleo, além de minimizar riscos a saúde pública.

Ainda na nota, a decisão pode ser prorrogada ou extinta conforme as avaliações da evolução das manchas de óleo na região. A Ordem de Serviço entrou em vigor por volta das 12h deste domingo.

As manchas chegaram ao Parque de Abrolhos no sábado (2), porém, desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não impediu o problema.

Segundo a Marinha, quem fez a remoção desses fragmentos na Ponta da Baleia, na cidade de Caravelas, e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos, foi o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA).

O grupo é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia