No ano passado, o faturamento do setor ficou em R$ 2,9 bilhões.
Com as discussões sobre sustentabilidade da moda ganhando força nos últimos anos, os brechós conquistam cada vez mais espaço no guarda-roupa dos brasileiros.
De acordo com um levantamento do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), o volume de vendas em brechós deve crescer quase 30% em 2022. No ano passado, o faturamento do setor ficou em R$ 2,9 bilhões.
Para Marília Carvalhinha, coordenadora do curso de fashion bussiness da Faap, o produto de segunda mão passou a ser mais valorizado e a internet colaborou para isso.
“É um grande desafio tecnológico pra cadeia da moda aumentar a sustentabilidade. Uma das maneiras de melhorar isso é fazer com que o produto seja mais usado e o ‘second hand’ é uma maneira de cumprir esse objetivo”, afirma.
Com as discussões sobre sustentabilidade da moda ganhando força nos últimos anos, os brechós conquistam cada vez mais espaço no guarda-roupa dos brasileiros.
De acordo com um levantamento do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), o volume de vendas em brechós deve crescer quase 30% em 2022. No ano passado, o faturamento do setor ficou em R$ 2,9 bilhões.
Para Marília Carvalhinha, coordenadora do curso de fashion bussiness da Faap, o produto de segunda mão passou a ser mais valorizado e a internet colaborou para isso.
“É um grande desafio tecnológico pra cadeia da moda aumentar a sustentabilidade. Uma das maneiras de melhorar isso é fazer com que o produto seja mais usado e o ‘second hand’ é uma maneira de cumprir esse objetivo”, afirma.
Além de focar na moda circular, muitos negócios também apostam na venda de itens exclusivos, especializando-se no mercado de luxo. É o caso do brechó online “Peguei Bode”. Para Gabriela Carvalho, sócia do negócio, o comportamento dos clientes mudou depois de dois anos de pandemia.
“As pessoas preferem fazer uma compra certa, não tem mais aquela coisa de comprar dez bolsas e deixar paradas. Agora, elas preferem comprar duas bolsas muito legais sabendo que estão fazendo boas compras e que, no futuro, ela pode vender e ganhar dinheiro”, disse.