Veja os 10 conteúdos mais cobrados em Matemática no Enem

Entre as disciplinas mais temidas pelos estudantes, a matemática, acreditem, precisa de muita interpretação de texto na prova do Enem. É o que diz Larissa Calazans, professora de matemática do Stoodi, afirmando que, de forma geral, os conteúdos são cobrados de maneira contextualizada.

—A dica para um bom desempenho na prova é revisar os principais temas, resolvendo exercícios contextualizados, dando uma atenção especial àqueles que envolvem leitura e interpretação de gráficos. A prova do Enem exige do candidato muita leitura, além da execução de muitos cálculos.

A convite do EXTRA, ela listou os dez assuntos mais recorrentes na prova de matemática do exame.

1. Razão e proporção

A prova do Enem costuma apresentar mais de uma questão sobre esse conteúdo, sempre de forma contextualizada. Em 2017, por exemplo, 7 questões abordaram a ideia de razão e proporção entre grandezas. Se o aluno não se lembra desse tópico, ele nada mais é que a divisão entre as duas grandezas. Mas o Enem não para por aí, geralmente os exercícios pedem para o aluno determinar a razão e comparar o resultado obtido.

2. Regra de três

Esse é um dos tópicos mais famosos da Matemática e que serve de recurso para a resolução de exercícios em outras disciplinas. Não é possível mandar bem nesse caderno dominando apenas os conhecimentos de regra de três. Porém, eles serão necessários e ajudarão o aluno somar pontos preciosos ao final da nota. Ao revisar essa matéria, o aluno vai notar como se faz relação entre grandezas proporcionais.

3. Leitura e interpretação de gráficos

Muitas questões apresentam gráficos que retratam uma situação explorada no enunciado. Então, para resolver o problema, é preciso que o aluno compreenda tanto o enunciado, quanto o gráfico. Os gráficos que mais aparecem são os de barras, de setor e de segmento. Pode acontecer, por exemplo, de o exercício ser sobre porcentagem e exigir do candidato a compreensão dos dados em um gráfico. Além disso, essa habilidade vai ser exigida em outras disciplinas como geografia, biologia etc. Se o aluno nunca interpretou um gráfico antes, algumas dicas: preste muita atenção no título; veja quais informações dizem respeito a cada eixo; procure os dados apresentados no enunciado (e seus possíveis desdobramentos); e verifique a escala.

4. Estatística

O foco do estudo deve ser em questões que abordam média aritmética, mediana e moda. Na maioria das vezes, esse assunto vem acompanhado de gráficos, então, mais uma vez, é importante que o aluno não deixe de resolver questões que envolvam a leitura e interpretação de gráficos.

5. Porcentagem

A porcentagem também é um tema bastante recorrente no Enem, principalmente porque não precisa ser apresentado de forma isolada nas questões. É bastante comum, por exemplo, aparecer exercícios relacionados a preços, taxas, indicadores de população, economia, entre outros e exigir cálculo de porcentagens. Dica: o aluno deve lembrar que o cálculo da porcentagem é sempre feito sob um determinado valor. Por isso, fique muito atento ao enunciado para descobrir o valor sob o qual deve-se calcular a porcentagem.

6. Funções

É um tema bem abrangente para ser estudo. O ideal é que o aluno foque em três temas: teoria das funções – aqueles probleminhas em que é preciso substituir valores, como por exemplo a corrida de um táxi ou o aluguel de um carro em uma locadora; funções do 1o grau – não se pode deixar de estudar o comportamento do gráfico de uma função do 1o grau; função do 2o grau – principalmente exercícios que envolvam a ideia de máximo e mínimo.

7. Análise Combinatória

Essa área da matemática é responsável por determinar possibilidades. O aluno pode se deparar com questões desse tema de maneira contextualizada nos mais diferentes assuntos, como formação de times, resultados e colocação em pódios, entre outros. É importante ficar bem clara a distinção entre permutação, arranjo e combinação.

8. Probabilidade

Esse assunto gera insegurança na maioria dos alunos, principalmente se acompanhado da análise combinatória. Para evitar isso, o estudante precisa praticar – e muito – exercícios que envolvem esse assunto.

9. Geometria plana

A Geometria Plana também se faz presente no Enem, principalmente quando falamos sobre áreas de triângulos, círculos, quadrados, trapézios, entre outros. Os problemas que envolvem esse tema, de forma geral, são contextualizados. É preciso analisar o enunciado completo para resolver a questão.

10. Geometria espacial

Quando falamos de Geometria Espacial, grande parte das perguntas da prova pede para determinar o volume de prismas, pirâmides, cones, esferas e cilindros. É bastante comum os termos “volume” e “capacidade” serem apresentados como sinônimos no caderno de Matemática e suas Tecnologias.

 

 

Veja também