MAIS DESENVOLVIMENTO

Vale vaga: Com Barradão lotado, Vitória faz ‘jogo da vida’ contra o Brasil-RS

Vencer o Xavante é fundamental para o Leão manter viva a chance de classificação para a segunda fase

O Leão tem de vencer por um placar maior que o do Remo – Foto: Pietro Carpi | EC Vitória

Com os ingressos esgotados, o Vitória terá um reforço de peso vindo da arquibancada para enfrentar neste sábado, 13, às 17h, no Barradão, o Brasil de Pelotas, na última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro. E o apoio da nação rubro-negra será fundamental para que o Leão busque a classificação para a próxima etapa, mantenha o sonho do acesso para a Segundona ainda vivo e espante de uma vez por todas a ‘maldição’ das decisões dentro de casa.

Atualmente na 10ª colocação, com 26 pontos, mesma pontuação do Remo, equipe que fecha o G-8 e leva a melhor no número de gols marcados – equipes empatam também em saldo – o Vitória precisa vencer o time gaúcho, em partida válida pela 19ª rodada da Série C, para não precisar de combinações improváveis ou pouco prováveis na busca por uma vaguinha no grupo dos oito primeiros da Terceirona.

Caso faça o seu dever de casa, o Rubro-Negro baiano precisará fazer ainda um saldo de gols melhor do que o Remo – em caso de vitória do time paraense. Ou seja, o ideal é que o time de João Burse consiga um placar elástico para correr para o abraço  sem depender de mais ninguém e encerrar a noite dentro do grupo dos classificados.

Maldição em casa

Porém, o Vitória precisa afastar de vez o fantasma da última rodada como mandante, principalmente quando precisa do resultado para alcançar algum objetivo. No ano passado, por exemplo, o Leão era o 18º colocado da Série B, com 40 pontos, dois atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Remo. Para não ser rebaixado, o Rubro-Negro precisava ganhar e contar com um tropeço do Leão Azul para se manter na Segunda Divisão.

Barradão terá 30 mil rubro-negros fanáticos para empurrar o time rumo à classificação que parecia impossível rodadas atrás|  Foto: Pietro Carpi | EC Vitória

Mas acabou que o time baiano foi derrotado, dentro do Barradão, pelo Vila  Nova, com gol de Éder, e o Remo empatou dentro de casa com o Confiança, e quem se salvou foi o Londrina, que derrotou o Vasco por 3 a 0 e jogou o Remo e o Vitória na Série C.

Mas essa não foi a primeira vez que o Leão jogou a vida na última rodada e acabou fracassando. Em 2014, por exemplo, o time enfrentou o Santos na última rodada e precisava vencer para permanecer na Série A. Mesmo sem pretensões na competição, o Peixe venceu  por 1 a 0, também no Barradão, e rebaixou a equipe baiana com o gol marcado por Thiago Ribeiro. O Palmeiras empatou com o Athletico e ajudou, mas como o Vitória não fez a parte dele, de nada adiantou.

Com o apoio massivo da torcida, a expectativa é de que o Leão quebre esse incômodo tabu da última rodada como mandante.

Os oito primeiros colocados avançam para a segunda fase, que vai ser disputada com dois grupos de quatro equipes: 1º, 4º, 5º e 8º no Grupo A; 2º, 3º, 6º e 7º no Grupo B.

Adversário do dia, o Brasil-RS é o 18º colocado, com 17 pontos conquistados, e vem a Salvador com o objetivo de se manter na Série C.

Veja também