Sem ser ameaçado, georgiano domina o russo e vira candidato a enfrentar campeão do peso-galo; Krylov e Volkov tem vitórias impressionantes
A discussão sobre o novo candidato a uma luta de cinturão contra o vencedor de Aljamain Sterling e Henry Cejudo, ganhou um forte argumento a favor de Merab Dvalishvili na noite deste sábado(11). Georgiano dominou o ex-campeão da categoria por cinco rounds, no UFC Fight Night, em Las Vegas (EUA), pelo peso-galo (até 61kg). E ele não tomou conhecimento de Petr Yan ao partir para trocação e cansar o adversário. O lutador venceu o segundo colocado do ranking e chegou à nona vitória consecutiva na organização.
Merab, que treina com Aljamain Sterling, demonstrou respeito pelo companheiro, mas afirmou que deseja ser o campeão da categoria. O georgiano que destruiu o russo, também fez um apelo de paz para que se encerre a guerra entre Ucrânia e Rússia.
– Eu sou contra a guerra. Salve a Ucrânia e a Geórgia. Glória para a liberdade e por favor parem a guerra. Sou contra essa guerra – afirmou o lutador ainda no octógono.
Monólogo Georgiano
O georgiano buscou as pernas do russo para derrubar e impor o grappling, mas Yan fez as defesas para manter a luta em pé. Na trocação, Merab encaixou os golpes e castigou a perna do adversário para dominar a luta. Um monólogo de Dvalishvili tanto na trocação, quanto na luta agarrada e castigou o olho do russo que começou a inchar. A todo momento tentou quedar, mas sempre golpeando o corpo e o rosto do russo. Fez jus ao pelo de “A máquina”, por ser incansável, intenso e dominante durante os 25 minutos.
Atropelo Russo
No peso-pesado, Volkov nocauteou Romanov, na co-luta principal do evento. O moldavo tentou levar para a luta agarrada, mas Volkov atropelou o adversário que estava acima do peso e com uma forma física bem abaixo do esperado. Domínio total do russo que deve subir no ranking.
Armadilha do Ucraniano
Luta que era para ter acontecido no dia 25 de fevereiro, como luta principal do evento, finalmente aconteceu nessa noite e Krylov superou Spann. O ucraniano, que passou mal e fez a luta ser adiada, sobreviveu ao primeiro round intenso. O americano acertou um jab e foi para cima de forma avassaladora. Nikita usou a luta agarrada para cansar o adversário e conter o nocauteador. Na briga por posição, ucraniano girou e encaixou um triângulo com as pernas para sufocar Spann até desistir.
Estreia do Brasileiro
Outro destaque foi a estreia do brasileiro Vitor Petrino, que começou agarrando o Turkalj e levando para a luta agarrada. No fim do primeiro round acabou sofrendo uma joelhada nas partes baixas e a luta ficou parada. O brasileiro encaixou uma sequência de diretos no final do round e o adversário teve que fazer o clinch para aguentar até o fim. No segundo assalto, os diretos do brasileiro estavam atravessando a guarda do sueco e pegando em cheio. Turkalj achou golpes que fizeram o Petrino cansar. Ainda encaixou um estrangulamento, mas ninguém parecia querer desistir. Um confronto de muitas reviravoltas e teste de resistência para ambos. O brasileiro encaixou um suplex e girou o sueco no ar antes de cravar ele no chão. Momento decisivo para a vitória do estreante da noite.
Confira todos os resultados do UFC :
11 de março de 2023, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (20h, de Brasília):
Merab Dvalishvili venceu Petr Yan por decisão unânime (triplo 50-45)
Alexander Volkov venceu Alexandr Romanov por nocaute técnico aos 2min16s do R1
Nikita Krylov venceu Ryan Spann por finalização aos 3min38s do R1
Jonathan Martinez venceu Said Nurmagomedov por decisão unânime (triplo 29-28)
Mario Bautista venceu Guido Cannetti por finalização aos 3min18s do R1
Vitor Petrino venceu Anton Turkalj por decisão unânime (30-26, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR (17h, de Brasília):
Karl Williams venceu Lukasz Brzeski por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-27)
Davey Grant venceu Raphael Assunção por finalização aos 4min43s do R3
Josh Fremd venceu Sedriques Dumas por finalização aos 3min00s do R2
Victor Henry venceu Tony Gravely por decisão dividida (30-27, 28-29, 29-28)
Ariane Lipski venceu JJ Aldrich por decisão unânime (triplo 30-27)
Bruno Bulldoguinho venceu Tyson Nam por finalização aos 1min23s do R2
Carlston Harris venceu Jared Gooden por decisão unânime (triplo 30-27)